Estacas Prancha

 

Apresentação

 

Largamente difundida nos países industrializados, a utilização de Estacas Prancha em obras definitivas ou temporárias é baseada em fatores técnicos e econômicos, tais como: facilidade de aplicações, menor custo, redução da área de trabalho, maior segurança e rapidez de execução.

 

Com sua linha de produção sempre voltada para a máxima qualidade, a "BRAAÇOS" fabrica modelos de Estacas Prancha com máxima eficiência e com menor peso por área, procurando sanar deficiências técnicas existentes em produtos similares. Estes fatores, somados a um melhor índice de reaproveitamento, proporcionam redução de custos.

 

As Estacas Prancha atendem, praticamente, a todo tipo de aplicação em obras temporárias (encecadeiras para fundações de equipamentos, sistemas de captação de água, valetas para rede de esgoto, água, gás, galeria, cais provisórios, etc.) e à grande parte das utilizações em obras definitivas (canais pluviais a céu aberto, canais navegáveis de margens elevadas, paredes de contenção de arrimos, passagens urbanas rebaixadas, anteparos para pilares em rios navegáveis, lagoas artificiais e cais marítimos ou fluviais).

 

Fabricação

 

São fabricadas a partir de bobinas de aço estrutural, conformadas por processo de perfilação contínua a frio (o que confere secções das estacas prancha uniformidade).

 

São cortadas posteriormente nos comprimentos especificados e não apresentam qualquer tipo de solda além daquela usada no reforço da cabeça para absorção dos esforços de cravação ou possíveis emendas de obra.

 

Uma característica importante das Estacas Prancha é a introdução de ondas enrijecidas nas suas paredes, proporcionando-lhes maior rigidez e, consequentemente melhor performance de cravação.

 

Os modelos abaixo, poderão ser fornecidos em qualquer comprimento (levando-se em conta as limitações relativas às condições de transporte e altura dos  equipamentos de cravação), atendem às mais diversas aplicações, consideradas as características próprias de cada obra e as solicitações exigidas, conforme discriminadas a seguir:

* Clique nas figuras para ampliar.

Modelos de Estacas Pranchas

Modelos de Estacas Pranchas  BRAFER

** Perfis especias poderão ser estudados pelo nosso departamento técnico.

Modelos de BRAFER

Proteção Superficial

 

Em obras temporárias as estacas são usadas sem qualquer tipo de proteção superficial. Entretanto, por se tratar de equipamento, todos os cuidados devem ser dispensados à manutenção de modo a aumentar sua vida útil e o seu reaproveitamento. Para tanto, são recomendáveis os seguintes procedimentos:

 

                      -  Cuidados especiais no manuseio, carga e descarga, evitando empenos;

                      -  Planejar adequadamente a cravação, adotando energias compatíveis com o terreno;

                      -  Durante a cravação, verificar constantemente a verticalidade da estaca;

                      -  Após a extração, lavar a estaca removendo toda a terra, especialmente nos encaixes e armazenar

                         adequadamente sobre apoios ligeiramente inclinados;

                      -  Antes da reutilização, inspecionar e corrigir eventuais empenos nos encaixes e na ponta.

 

Em obras com utilização definitiva, várias alternativas de proteção superficial são possíveis, devendo-se estudar aquela que melhor se ajuste às exigências de durabilidade.

 

Dentre as soluções possíveis de proteção superficial destacam-se:

 

                      -  Adoção de sobre espessura de corrosão;

                      -  Utilização de aço patinável tipo SAC ou COR;

                      -  Galvanização a quente;

                      -  Pintura das partes expostas.